Faculdade de Ilhéus/Divulgação
O curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus promoveu aulas práticas com foco na gastronomia hospitalar, com o objetivo de conciliar os saberes multidisciplinares, aliar as técnicas dietéticas e aplicar os princípios da dietoterapia, contempladas na disciplina Nutrição Clínica. O trabalho estimula o aluno à produção de conhecimentos teóricos-práticos e fortalece o processo ensino-aprendizagem.
Nos últimos anos, as unidades de nutrição e dietética passaram a preocupar-se em atender a uma nova demanda, a gastronomia hospitalar. Segundo alguns estudiosos, é a arte de conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares dos pacientes à elaboração de refeições nutritivas e saudáveis, com o intuito de promover a associação entre os objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais da promoção da nutrição com prazer.
Nesse contexto, a gastronomia hospitalar tem ganhado espaço no campo alimentar, com o objetivo de atender à satisfação de pacientes e acompanhantes, cuja queixa principal é, na maioria das vezes, de que as refeições não têm sabor e, por isso, são rejeitadas, podendo levar à desnutrição dos pacientes internados.
As aulas práticas oportunizam ao aluno o conhecimento sobre as diversas características que envolvem as dietas hospitalares e sobre a importância de suprir as necessidades nutricionais do indivíduo, além de conservar e ou restaurar o seu estado nutricional. Nelas, são abordadas também as diversas modificações que estas dietas podem sofrer, quanto à sua consistência, além de outras características que possibilitam melhor adaptação em períodos de maior dificuldade na aceitação alimentar ou em fases de transição, relativamente curtas, adaptando-se às condições do indivíduo internado, como, por exemplo, nos períodos pós-operatórios.
A coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriana Lopes Sofia, salienta que a Faculdade de Ilhéus “prima, cada vez mais, em oferecer aos seus discentes um serviço diferenciado de ensino-aprendizagem, tendo em vista a relevância do aprendizado para formação do profissional nutricionista no aprimoramento das suas competências, e dessa forma prestar um ensino superior de excelência”.
Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!