CIÊNCIAS CONTÁBEIS - CESUPI

img

O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis encontra-se consolidado com base nas seguintes legislações:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996);
  • Resolução CNE/CES nº 6, de março de 2004 e nº 10, de 16 de dezembro de 2004, onde instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
  • Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre o Ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
  • Decreto nº 5.296/2004, que dispõe sobre as condições de acesso para portadores de necessidades especiais;
  • Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e no Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002, que estabelecem as políticas de educação ambiental;
  • Resolução CNE/CP nº 01, de 17 de junho de 2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
  • Resolução CNE/CP nº 01, de 30 de maio de 2012, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos;
  • Resolução CONAES nº 01/210, que dispões sobre o Núcleo Docente Estruturante (NDE);
  • Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista.
  • Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.

Coordenação: Prof. Dr. Almir Milanesi | E-mail: ciencias.contabeis@faculdadedeilheus.com.br

 

 

Perfil

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Curso de Ciências Contábeis deve assegurar as condições para que o bacharel compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, ambientais e políticas, no contexto da Contabilidade, com a aplicação da tecnologia da informação e comunicação, devendo ter a capacidade de apropriar-se, entre outros, dos seguintes atributos:

I - Aplicar o pensamento científico no desenvolvimento de suas atividades;

II - Atender às necessidades informacionais, financeiras e não financeiras, das partes interessadas;

III - Prover meios e estratégias contundentes para a tomada de decisão das diversas organizações, culminando, pois, na realização dos fins contábeis enquanto ciência;

IV - Desenvolver concepção multidisciplinar e transdisciplinar em sua prática;

V - Atuar com isenção, com comprometimento e com ceticismo profissional;

VI - Reconhecer a importância das diversidades e de questões no âmbito social, ambiental e governança nos ambientes das entidades; VII - ter visão sistêmica, holística e humanista;

VIII - Ser cooperativo, criativo, crítico, reflexivo, proativo, inovador e adaptável a mudança de cenários;

IX - Agir com ética, considerando o código de ética e demais normas de conduta do Contador;

X - Manter-se em continuidade no ensino e aprendizagem, inclusive com formações continuadas, ao longo da vida profissional;

XI - Fazer uso das tecnologias da informação e comunicação para coleta, armazenamento e análise de dados e disponibilização de informações à tomada de decisão; e

XII - Saber se comunicar de forma eficaz, de maneira escrita, verbal ou visual.

 

Metodologia

A Faculdade de Ilhéus incentiva a otimização do aprendizado a partir da utilização de tecnologias de informação que permita a interação do aluno com o docente, respeitando a legislação vigente.

No curso de Ciências Contábeis são adotadas tecnologias de informação e comunicação didático-pedagógicas que enriquecem e qualificam o processo de ensino-aprendizagem, principalmente o desenvolvimento dos conteúdos e atividades propostos pelos cursos.

  • Criação de página do curso no site da IES e/ou em redes sociais, visando discutir questões didático-pedagógicas cotidianas do curso;
  • Utilização de recursos audiovisuais e multimídia em aulas teóricas e/ou práticas;
  • Plataforma de Aulas por Vídeo “Eu vou Aprender”, como reforço acadêmico durante o semestre letivo;
  • Outras tecnologias que poderão ser integradas durante o desenvolvimento do curso, desde que venham favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

 


Atuação

A área contábil é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades no atual cenário empresarial, pois necessita de profissionais atuantes nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. Para tanto, o Conselho Federal de Contabilidade normatizou, por meio da Resolução CFC nº. 560/83, diversas atribuições peculiares do profissional contábil, conforme listado a seguir:

  • Contador
  • Auditor
  • Perícia Contábil
  • Analista Financeiro
  • Consultor

 



RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO:

PRESIDENTE MANTENEDORA
Prof. Dr. Almir Milanesi

DIRETOR GERAL
Prof. Dr. Almir Milanesi

DIRETORA ACADÊMICA
Profa. Esp. Sandra Maria Agrizzi Milanesi

DIRETOR ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Sr. Alan Milanez Frisso

ASSESSOR DE DIREÇÃO ACADÊMICA
Prof. Esp. Paulo César Castro Xavier

PROCURADOR INSTITUCIONAL
Prof. Esp. Fabiano Schaper Portela

SECRETÁRIA ACADÊMICA
Sra. Roberta Maria dos Santos Nascimento

CONSULTAR CORPO DOCENTE DO CURSO

LABORATÓRIOS UTILIZADOS NO CURSO:

  • Escritório Modelo de Ciências Contábeis
  • Laboratório de Informática I e II

 
Digite o Token digital de confirmação:
 


Faça a diferença na sua Carreira Profissional

Preparamos você para conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho com metodologia de ensino diferenciada.

3300

ALUNOS FORMADOS

26

CURSOS

150

PROFESSORES

35

MIL METROS DE ÁREA

Matriz Curricular do Curso

Semestre: 1

Fundamentos da Administração - 72h/a

Contabilidade Geral I - 72h/a

Psicologia - 36h/a

Português Instrumental - 36h/a

Fundamentos Sócio Antropológico - 36h/a

Economia - 36h/a

Matemática - 72h/a

Semestre: 2

Administração Estratégica - 72h/a

Contabilidade Geral II - 72h/a

Informática - 36h/a

Método e Técnica de Pesquisa - 36h/a

Introdução ao Direito - 36h/a

Modelos de Tomadas de Decisões - 36h/a

Matemática Financeira - 72h/a

Semestre: 3

Comportamento Organizacional - 72h/a

Contabilidade de Custos - 72h/a

Estatística - 36h/a

Gestão Tributária - 36h/a

Meio Ambiente e Sustentabilidade - 36h/a

Ética - 36h/a

Administração Financeira e Orçamentária - 72h/a

Semestre: 4

Governança Corporativa e Compliance - 36h/a

Negociação e Gestão de Conflitos - 36h/a

Gestão de Projetos - 72h/a

Jogos de Empresa e Simulação de Negócios - 36h/a

Optativa - 36h/a

Empreendedorismo - 36h/a

Gestão de Qualidade - 36h/a

Semestre: 5

Análise das Demonstrações Contábeis I - 72h/a

Análise de Custos - 72h/a

Direito Comercial e Societário - 72h/a

Direito e Seguridade Social - 36h/a

Contabilidade Fiscal e Tributária - 72h/a

Semestre: 6

Análise das Demonstrações Contábeis II - 72h/a

Harmonização Internacional e Contrato Atuarial - 72h/a

Contabilidade Comercial - 72h/a

Métodos Quantitativos - 72h/a

Contabilidade Avançada - 72h/a

Semestre: 7

Contabilidade e Orçamento Público - 72h/a

Sistemas de Informações Contábeis - 72h/a

Teoria da Contabilidade - 72h/a

Auditoria Contábil - 72h/a

Estágio Supervisionado I - 100h/a

Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC) - 36h/a

Semestre: 8

Perícia Contábil - 72h/a

Laboratório Contábil - 72h/a

Contabilidade Gerencial - 72h/a

Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC) - 36h/a

Estágio Supervisionado II - 100h/a

Controladoria - 72h/a

DESDE 2002

A Faculdade de Ilhéus tem como mantenedora o Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI. Fundada em 2002.

SEDE PRÓPRIA

A faculdade é a única instituição de ensino superior privado na cidade que construiu uma sede própria.

MÉDIA DE 3500 ALUNOS

Mais de 60 salas de aula equipadas para atender às disciplinas e alunos da Faculdade de Ilhéus.

AMPLO ESPAÇO

Banheiros com iluminação e torneiras com sensores (sustentabilidade), blindex e granito. Área de lazer com cantina com 600m2.

NÚMERO DE SALAS DE AULA

100

FALE CONOSCO: 73 2101 1700

Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!