O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, recebeu nesta terça-feira (01) pela manhã a primeira turma de estagiários do décimo e último semestre dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição da Faculdade Madre Thais e da Faculdade de Ilhéus. O grupo participou do treinamento introdutório, quando é apresentado o conjunto de práticas educacionais e orientadoras, com o objetivo de promover a integração do servidor com os estudantes.
Coordenadora do curso de Fisioterapia, a professora Karla Gresik, comemora a parceria. “Desde que o hospital foi inaugurado e conhecemos a estrutura, a metodologia de trabalho, a cultura da instituição, que a gente só almeja esta interlocução”, lembra. Ela destaca que a integração ao serviço com uma instituição de ensino desta qualidade é fantástica e valiosa.
Referência
“O materno é hospital de referência para a região e tem vários tipos de situações clínicas adversas para que o aluno possa ter contato. É a experiência que ele ganha. Ele vai sair um profissional muito mais capacitado pela experiência que vai ganhar e pelo contato que vai estabelecer com os profissionais de ponta”, assegurou Gresik.
O pioneirismo deste grupo de estagiários é destacado pela enfermeira Ayalla Campos, coordenadora no Núcleo de Educação Permanente do HMIJS. Receber novos cursos na instituição é, na opinião de Ayalla, começar a entender a nova formação dos profissionais de saúde, que não é composto apenas por médicos e enfermeiros.
“O cuidado de hoje é complementariedade de serviços, integração multidisciplinar. Ter estudantes destes cursos fortalece a conscientização de que temos toda uma equipe multiprofissional trabalhando em prol do paciente”, destaca Ayalla, acrescentando que essa integração dá a devida importância de que o aluno vai contribuir com a instituição e ela, sendo referência, vai propor um aparto para uma formação completa, humana, técnica e científica dos novos profissionais inseridos no mercado de trabalho.
Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!