O curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realiza nesta sexta-feira, dia 18, uma série de atividades de caráter extensionista no Colégio Estadual Moysés Bohana, localizado no Bairro Hernani Sá, na zona sul da cidade. As ações integram o projeto de curricularização da extensão no curso de Direito, conforme a Resolução CNE/CES nº 07/2018.
Segundo o professor Joilson Vasconcelos, coordenador do curso de Direito, as atividades serão realizadas, das 8 às 12 horas, e incluem oficinas e palestras sobre cidadania, retificação de registro civil, segunda via da certidão de nascimento e atrações culturais.
A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelece as diretrizes para implementação da extensão nas atividades acadêmicas dos cursos de graduação, podendo também ser direcionadas aos cursos em nível de pós-graduação, na forma do Projeto Político Pedagógico da instituição, programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.
Nesse sentido, a vivência de ações extensionistas no âmbito curricular deve promover um processo educacional a partir da problematização da realidade e da busca por soluções, que prepare profissionais comprometidos com o meio em que vivem.
O processo de curricularização da extensão do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Ilhéus busca garantir o percentual mínimo de 10% da carga horária em atividades extensionistas; proporcionar condições para desenvolvimento de atividades que favoreçam a extensão universitária, de forma orgânica, permanente e articulada; promover interação dialógica com a comunidade e os contextos locais; produzir conhecimentos que sejam capazes de contribuir para a melhoria das condições de vida da população; proporcionar o crescimento pessoal e acadêmico do discente, promovendo impacto na sua formação e protagonismo; promover a indissociabilidade entre investigação científica, ensino e extensão; e buscar formação e atuação transdisciplinar e interprofissional.
Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!