Faculdade de Ilhéus graduou novos enfermeiros e nutricionistas
Durante cerimônia de colação de grau realizada no sábado, 25 de janeiro, no auditório principal do centro de convenções Luís Eduardo Magalhães, o diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, presidiu a assembleia de graduação de novos bacharéis em Enfermagem e em Nutrição. A solenidade reuniu familiares e amigos dos formandos, além de professores e funcionários da instituição.
A mesa oficial foi composta pela diretora acadêmica, Sandra Maria Agrizzi Milanesi, pelo coordenador do curso, patrono e amigo da Turma de Enfermagem, professor Robson Vidal de Andrade, a coordenadora do curso de Nutrição, professora Adriana Cruz Lopes Sofia, a patronesse da turma de Nutrição, professora Crísia Cerqueira Xavier, as paraninfas do curso de Enfermagem, professora Roberta Messias Marques, e de Nutrição, professora Lívia Souza Rocha e Silva, e o secretário acadêmico da Faculdade, Paulo César Castro.
Os formandos demonstraram bastante entusiasmo durante toda a solenidade. A oradora da turma de Enfermagem “Referência Professor Wagner Alves” foi a formanda Tayana Oliveira Trindade. Já Viviane Melo de Araújo fez o requerimento de colação de grau e a formanda Rhamine Calliendry Santos conduziu o juramento.
O orador da turma de Nutrição foi o formando Guttemberg Nery dos Santos Júnior. O requerimento de colação de grau foi feito por Jacilene Farias do Nascimento e a formanda Danielle Santos Bahia proferiu o juramento do curso de Nutrição juntamente com seus colegas. A professora Ana Prudência Magnavita foi homenageada como Amiga da Turma.
No seu pronunciamento, o diretor Almir Milanesi destacou o desempenho acadêmico e a dimensão social dos projetos de extensão realizados pelos cursos de Enfermagem e Nutrição. Para o professor, no contexto de crise da saúde no setor público, “a produção de conhecimentos e a formação de novos profissionais são entendidas como uma contribuição ao setor.”
A paraninfa da turma de bacharéis em Enfermagem, professora Roberta Messias Marques, informou que 2020 será um ano muito importante para os profissionais da área. Segundo ela, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebrarão 2020 como o Ano Internacional dos Profissionais de Enfermagem e de Obstetrícia.
No seu discurso, a professora disse ainda que, segundo a OMS, o mundo precisa de mais de nove milhões de enfermeiros e parteiras para atingir a meta de cobertura de saúde universal até 2030. Nas Américas, a ONU destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo, o pessoal de enfermagem.
Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!