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OUVIDORIA

A Ouvidoria da Faculdade de Ilhéus é mais uma conquista da Instituição e da comunidade regional, principalmente do sul da Bahia. Criada através da Portaria n° ...../2010, foi concebida com o propósito de ampliar os canais de comunicação com a sociedade, e ser mais um instrumento efetivo de gestão e transformação institucional, corrigindo e aperfeiçoando, a partir das demandas do cidadão, os serviços prestados pela Instituição, propondo, sempre que necessário, a adoção de medidas corretivas e preventivas, contribuindo, assim, para a elevação do grau de satisfação do usuário.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o usuário interno e externo. É uma porta aberta para a participação popular, possibilitando o exercício da Cidadania, a fim de proporcionar a melhoria dos serviços.

IMPORTÂNCIA DA OUVIDORIA

O trabalho da Ouvidoria melhora as relações da instituição com o seu público porque cria a possibilidade de aproximação e integração. O usuário se utiliza deste canal para fazer seus pleitos e ansiedades chegarem ao conhecimento da administração.

As informações colhidas pela Ouvidoria, diretamente com o usuário, sem qualquer interferência, servem como importante elemento para a gestão da instituição, que utiliza tais dados para o aprimoramento dos serviços. As informações colhidas pela Ouvidoria, diretamente com o usuário, sem qualquer interferência, servem como importante elemento para a gestão da instituição, que utiliza tais dados para o aprimoramento dos serviços.



A FUNÇÃO DO OUVIDOR

O Ouvidor é um profissional cada vez mais presente das repartições públicas ou privadas, que tem como objetivo principal intermediar a comunicação entre o cidadão, seja como cliente interno ou externo, junto à Instituição.
Entretanto, o Ouvidor não possui poder de decisão, mas de persuasão e de recomendação, no sentido de reformulação das decisões, junto aos órgãos deliberativos e executivo.




FUNCIONAMENTO

A Ouvidoria recebe e analisa as manifestações dos usuários, fazendo apreciação, análise e interpretação das mesmas, identificando os setores ou pessoas envolvidas, para realizar comunicações, no sentido acompanhar até a solução final as informações (denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas ou elogios), consideradas pertinentes, mantendo, sempre, o manifestante informado do trâmite do processo.



ACESSO À OUVIDORIA

Vários são os canais que você poderá utilizar para se manifestar através da Ouvidoria da Faculdade de Ilhéus. São eles:

1. Formulário Eletrônico, disponível no site
2. E-mail: ouvidoria@faculdadedeilheus.com.br
3. Atendimento presencial: Térreo – prédio central (todas as terças-feiras e quintas-feiras, de 8 às 12 e 18 às 21 horas.)
4. Fone: 73 2101 1725
5. www.faculdadedeilheus.com.br/sobreOuvidoria.asp





PRINCÍPIOS DO OUVIDOR

A principal função do Ouvidor é intermediar conflitos reais e potenciais, exigindo do mesmo uma postura altamente ética no que se refere às questões relatadas pelos clientes internos e externos, além dos princípios abaixo:
• Possuir autonomia;
• Ética;
• Dar transparência aos procedimentos administrativos e gerenciais;
• Dar agilidade ao atendimento às demandas;
• Manter o sigilo das informações e fatos;
• Fazer uso de informações e documentos existentes na Instituição;
• Comunicação e relacionamento interpessoal;
• Poder de negociação;
• Possuir imparcialidade;
• Representatividade interna e externa.









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